Macaé
Macaé
+55 22 2772-1062 Segunda - Sexta 8:00 - 18:00 Rua José de Aguiar Franco, 2070 - Costa do Sol - Macaé/RJ

Como relaxar num elevador

Se calcula que no brasil mais de 2 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de distúrbio relacionado com a ansiedade e entre 4 e 5% da população mundial padece de claustrofobia. Para tais pessoas entrar num elevador pode resultar desafiador. O que pode ajudar a que algo tão corriqueiro não se torne uma experiência traumática? e como se pode reduzir o estresse nessa situação? Vejamos algumas dicas para relaxar no elevador.

1- Controle a sua respiração. Respirar fundo e exalar de forma prolongada pode relaxar o resto do nosso corpo. Esse tipo de respiração, enchendo bem os pulmões e exalando devagar, diminui o ritmo cardíaco e ajuda a que o corpo saia do estado de perigo iminente. Nesse estado o nosso organismo segrega mais adrenalina o que acelera o ritmo cardíaco e prepara o nosso corpo para fugir da situação de perigo. Quando forçamos a respiração prolongada estamos enviando uma mensagem de calma para o nosso sistema nervoso, o que acaba diminuindo a adrenalina e os consequentes batimentos cardíacos.

2- Controle os seus pensamentos. Tente escutar musica relaxante ou pensar em coisas agradáveis. Até se distrair na internet pode funcionar. Por exemplo: Você pode embarcar no elevador enquanto escolhe temas para a sua playlist, ou lê alguma resenha de um filme, ou mesmo assiste um, mas lembre, escolha sempre coisas que o relaxem, ler noticias sobre acidentes ou corrupção ou assistir um filme de terror ou escutar musica agressiva como heavy metal não vai ajuda-lo a relaxar.

3- Evite estimulantes do sistema nervoso central. Bebidas energéticas são hoje mais comuns do que nunca, muitos bebem elas indo para o trabalho ou no dia seguinte a uma noitada. Mas se você sofre de ansiedade, beber qualquer estimulante do sistema nervosos pode ser muito ruim. Mesmo tentando se acalmar tal vez você não o consiga e acabe ficando ainda mais nervoso. Tente não só evitar este tipo de bebidas antes de embarcar num elevador, mas também café, ele também age como estimulante do sistema nervoso central. Obviamente isso não significa que você não poderá beber mais café ou energéticos, mas é bom se acostumar a evitá-los antes de embarcar num elevador.

4- Tenha objetivos claros. Porque você escolheu o elevador ao invés das escadas? Precisa chegar rápido a destino? A distancia a se percorrer é grande de mais para optar por outro meio? Não quer suar a sua roupa subindo pelas escadas? Tenha isso em mente quando subir a um elevador, isso pode convencer ao seu cérebro de que você tomou uma decisão lógica e conveniente, encarando o elevador como algo que o ajuda a atingir um determinado objetivo de modo mais eficiente.

5- Seja gradativo. Para quem padece transtornos de ansiedade pode ser um verdadeiro desafio permanecer muito tempo num elevador, principalmente se este é pequeno. Por isso vai se superando de modo gradativo. Por exemplo, se tiver que ir do subsolo do prédio até o andar 17, vai testando o quanto você consegue sem entrar em desespero, e aos poucos vai aumentando o tempo que você viaja no elevador. assim um dia você sobe 5 andares, desce do elevador e continua pelas escadas até o andar 17. Mantenha-se assim até que você possa ficar até o andar 6, logo até o 7 e por aí vai. Aos poucos você ira se superando ate um dia não precisar usar as escadas.

6- Analice seu progresso de modo positivo. Quem não padece nenhum transtorno de ansiedade dificilmente entenda a sua situação, tal vez até a minimize dizendo que é só um elevador. Não de atenção a isso, é importante você entender que na sua situação “isso é difícil” e não á nada mau em você, você não é mais fraco ou menos desenvolvido do que ninguém, a sua ansiedade existe, é forte e você esta tendo domínio sobre ela de forma progressiva. Não pense no que ainda não consegue fazer, pense no que já superou e fique feliz com isso, você vai dominar a sua ansiedade, isso vai acontecer porque você e forte e determinado/a!

Leave a Reply