“Preço é tudo”, muitas empresas se gabam de usar um slogan assim ou parecido, mas quão verdadeiro é esse ditado? Será mesmo que preço é tudo?
Imagine que você tenha que passar por uma operação de alto risco. Diria você ao procurar um bom cirurgião que “preço é tudo”? Ou imagine que você precise viajar de avião e tem duas opções: uma companhia que tem um preço muito baixo porém com altos índices de acidentes, que não cumpre com os horários de pouso e decolagem e oferece um péssimo serviço de manutenção das aeronaves, e outra não tão barata mas com um preço razoável, bom atendimento, ótima manutenção, segurança e com um nome consolidado no mercado… ao escolher, diria a você mesmo que “preço é tudo”? É claro que não!
Preço não é tudo quando falamos de segurança e de risco de vida, preço também não é tudo quando se procura qualidade e um serviço de excelência. Tudo isso que falamos se relaciona com a manutenção de elevadores e também com uma tendência preocupante no mercado atual, quer saber qual?
Existe uma base de preço praticável, uma base razoável que contempla apropriadamente cobrir os custos de um serviço de excelência. Esse preço praticado permite a empresas como a Semare Elevadores oferecer um serviço que satisfaz as demandas do mercado sem explorar os seus empregados, nem elevar o valor dos insumos para os clientes. Porém, nos últimos tempos, o surgimento de empresas que dizem oferecer o mesmo serviço por menos da metade do preço praticado no mercado, tem feito com que os nossos clientes se perguntem se não estão pagando um valor acima do que seria justo pagar? A verdade é que algumas empresas de manutenção de elevadores estão agindo de má fé, tentando monopolizar o mercado para posteriormente elevar o seu preço sem o controle exercido pela concorrência. Mas a deslealdade não é só com a Semare Elevadores, é principalmente com você que é o principal afetado, veja como funciona.
A grande falta de valores por trás do pequeno valor
Como é possível que seja tão barato? Pois é, não é possível. Aqui começa o engano. O número atraente para o cliente envolve muito mais que um preço impraticável pela concorrência. Significa uma diminuição na frequência da manutenção realizada e um aumento as vezes de 300% sobre o valor dos materiais e peças de reposição, aí é que entra o lucro. Elevadores são um meio de transporte que, como todo os outros, sofrem desgastes e precisam de manutenção periódica. Sendo que o que se transporta geralmente são pessoas, as vidas dessas pessoas dependem de um bom funcionamento e de uma manutenção constante, diligente e profissional. Não é exagero dizer que há vidas em jogo! Empresas que praticam estes preços ridiculamente baixos não estão mostrando preocupação por estas vidas, negligenciando a manutenção regular e pedindo valores absurdos posteriormente para realizar o seu trabalho. Assim quem fecha um contrato com este tipo de “empresa” fica refém de um serviço deficiente e valores altíssimos que não são informados ao cliente inicialmente. Por que dizemos que você vira refém deste tipo de empresa?
O cliente vira refém por que as cláusulas no contrato assinado, geralmente obriga o cliente a manter uma fidelidade por um bom tempo com a empresa que realiza o serviço nos elevadores, fidelidade de um, dois ou até cinco anos de exclusividade, impedindo que o cliente, que agora virou vítima, volte atrás uma vez que percebeu o golpe. Assim o cliente fica obrigado a pagar valores absurdos pela manutenção corretiva dos elevadores e dificilmente poderá realizar uma modernização do equipamento para diminuir as possibilidades de defeito, e se assim o fizer, com certeza o valor a pagar será muito acima do valor praticado no mercado.
Mas talvez você possa pensar, “é que com esta crise precisamos reduzir custos”. Mas será que isso é reduzir custos? Ser obrigado a trocar uma peça onde você vai pagar até 300% acima do valor do mercado pode representar o valor de todo um ano pago para a empresa tradicional de manutenção, ou ainda mais porque em elevadores é natural trocar ou reparar mais de uma peça ao ano. Além disso, uma manutenção mal feita poderia acarretar gastos adicionais decorrentes de um acidente e as consequências judiciais podem ser muito maiores que o investimento feito em uma boa manutenção.
Neste sentido é importante sermos cuidadosos, o assunto é muito sério e, como já mencionado, há vidas em jogo!
Assim antes de assinar um contrato, pergunte-se:
- Trata-se de uma empresa séria? Tem escritório e técnicos suficientes na cidade em que moro, que me garanta atendimento ágil em caso de emergência?
- Conheço realmente quem está oferecendo o serviço e a sua reputação?
- Vale a pena mudar de fornecedor se a empresa que está me atendendo já é minha parceira de alguns anos?
- Por que esta nova empresa está promovendo o preço como principal motivo para a sua contratação?
- Conheço alguém que já a tenha contratado os serviços desta empresa? O que estão achando do serviço deles?
Para quem é sindico:
- Em caso de acidente, como justificar para os moradores do prédio a escolha de uma empresa que cobra um valor impraticável? Você sabe o que é ação por responsabilidade civil? Síndico, suas escolhas podem significar o fio da balança entre a total segurança ou a total falta dela!
Para quem é morador:
- Estou informado sobre quem realiza a manutenção dos elevadores do meu prédio? Exijo do meu síndico mais qualidade ou preço?
Estar ciente desta nova péssima tendência de mercado é claro que nos faz refletir. Nós da Semare Elevadores sabemos que preço não é tudo, mas sabemos também que ele importa e por isso sempre pretendemos oferecer um serviço de qualidade com a melhor relação custo/benefício, um preço abaixo disso reduziria a qualidade, constância e eficácia do atendimento que oferecemos, fatores que para algumas empresas são mais que irrelevantes.