Elevadores com mais de 20 anos de uso podem começar a apresentar defeitos e, consequentemente, colocar a segurança dos usuários em risco. Além disso temos também o custo da manutenção que aumenta com as paradas frequentes. Segundo dados da Seciesp, disponibilizados pela Revista Elevador Brasil, existem 500 mil elevadores no país e calcula-se que 60% a 70% precisam ser modernizados. Veja os três motivos principais para modernizar o seu sistema de elevadores:
1- Mais segurança:
De acordo com o arquiteto Suzuki, o principal benefício é a segurança. “A modernização traz menor índice de falhas, de interrupções e, consequentemente, reduz o risco de acidentes”, enumera o professor.
2- Redução de despesas:
Elevadores modernizados também reduzem as despesas. “Nas modernizações tecnológicas se observa menor gasto na troca de peças e uma considerável economia de energia”, aponta o engenheiro Daniel Barros. “Por se tratar de um veículo de transporte coletivo, a manutenção preventiva continua sendo obrigatória, mas com certeza a despesa será bem menor”, pondera o engenheiro Fábio Aranha.
A compensação com os gastos em um projeto de modernização pode variar caso a caso. “A quantidade de elevadores no condomínio e a tecnologia que será aplicada em cada caso influenciará no investimento total do projeto e seu consequente retorno”, diz Barros.

“Considerando a valorização do imóvel, o retorno é mais que imediato”, calcula Aranha. Especialistas do setor imobiliário estimam que a modernização de elevadores valoriza o patrimônio em até 10% do seu preço.
3- Economia de energia:
“Um dos principais objetivos da modernização é a economia de energia e, consequentemente, redução da emissão de CO² para gerá-la”, ressalta Aranha. Isso acontece por inúmeros fatores. Um deles é por meio da utilização de inversores de frequência nos comandos eletrônicos, que reduzem os picos de partida e proporcionam economia na ordem de 40%.
Um dos principais objetivos da modernização é economia de energia e, consequentemente, redução da emissão de CO² para gerá-la. Sistemas inteligentes de desligamento automático de alguns itens dos elevadores (após certo tempo inativo) e materiais como lâmpadas LED também proporcionam menor consumo de energia.
Existem, ainda, softwares dedicados à distribuição inteligente de passageiros que contribuem na redução do consumo de energia, como o Miconic 10. “O passageiro indica o andar desejado por meio de um terminal instalado no hall dos pavimentos, antes mesmo de entrar na cabina. O sistema faz a otimização do tráfego, criando grupos de passageiros que vão para os mesmos andares de destino ou pisos próximos”, explica Barros. “Esta tecnologia permite o transporte de até 30% a mais de usuários com o mesmo número de elevadores e significativa economia de energia”, complementa.
Fonte:www.aecweb.com.br